sábado, 13 de fevereiro de 2010

Transtorno bipolar: o desafio diagnóstico. Pergunta dos leitores

Ei moço, gosto muito de vir aqui dar uma bisbilhotada.Gostaria de saber como o transtorno bipolar é diagnosticado.Se há cura e qual o melhor tratamento.É natural que quem tenha esse transtorno ñ saiba que tem?Beijão pra vc e obrigada pela atenção.
O transtorno bipolar, antigamente conhecido como psicose maníaco-depressiva, é diagnosticado com base na entrevista médica. Não é muito fácil fazer o diagnóstico, especialmente no começo, quando as alterações de humor são consideradas como eventos separados.
O importante é que são mudanças severas no tom emocional da pessoa, diferentes das variações de humor que normalmente temos. Nos períodos de depressão o paciente fica realmente deprimido, afastando-se do convívio social e até comprometendo seu lado profissional. Já nos momentos de mania ou hipomania é capaz de fazer coisas despropositais como comprar 50 pares de sapatos para o filho de 1 ano de idade, vender as propriedades da família imaginando fazer um ótimo negócio ou manifestar compulsões sexuais insaciáveis.
Os comportamentos gerados nesses períodos dão indícios da gravidade do humor envolvido e da necessidade de procurar um especialista. Existem medicações apropriadas para o controle dessa condição médica.
Mas nem sempre é fácil o paciente perceber que há algo errado, ainda mais se for adolescente. Por isso, o olhar atento da família e a abertura para conversar são fundamentais.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Perda de memória - pergunta do leitor

Caro Dr Roger sempre tive uma intensa velocidade de raciocínio, uma memoria quase fotografica e baixa necessidade de sono, 5 horas estava excelente, mas de dezembro para cá, parece que tudo piorou muito, o que tem me desanimado. será minha idade? tenho
A memória vai declinando naturalmente com o envelhecimento. Desde os 20 anos! Todavia, a causa mais comum de problemas de memória em paciente até os 60 anos é o esgotamento, o cansaço, o estresse físico e mental.
No consultório, podemos aplicar alguns testes cognitivos para determinar se o problema está realmente na memória ou em outro domínio mental, como a abstração, a linguagem ou a atenção e concentração. Evidentemente, se alguém está cansado a ponto de não conseguir prestar atenção nas coisas, não será capaz de reter as informações e não poderá recuperá-las posteriormente na forma de memória.
Para saber mais, veja o texto no meu blog sobre "Burnout" em http://estadoneurologico.blogspot.com/2009/07/sindrome-de-burnout-nova-face-do.html

Déficit de Atenção e Hiperatividade - pergunta do(a) leitor(a)

Gostaria de saber como o TDAH é diagnosticado pelo neurologista. Obrigada!!
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma patologia que fica na intersecção entre a neurologia, a neuropediatria e a psiquiatria.
As meninas tendem a apresentar um comportamento mais desatento, enquanto os meninos manifestam mais sintomas de hiperatividade. No primeiro caso, são crianças doces, gentis, mas com baixo desempenho escolar porque parecem viver no mundo da lua. Não se dedicam às tarefas e podem ser um pouco teimosos. Nos casos de hiperatividade, teremos os buscadores de emoções que sobem em telhado, brincam com fogo, atiçam o cachorro do vizinho, mexem com objetos perigosos como facas etc; e há também os buscadores de novidades que não permanecem mais do que poucos minutos em cada atividade, cansando-se rapidamente e procurando algo novo. Claro que essas manifestações apresentam-se em variadas proporções em cada pessoa e muitas crianças levam os sintomas para a vida adulta.
Há escalas que podem ser aplicadas pelo neurologista diretamente no paciente e outras destinadas aos familiares que ajudam na detecção dos sinais que caracterizam a síndrome.
Como é uma doença "da moda" temos que ficar atentos com o excesso de diagnósticos, seja pelos pacientes e familiares ou pelos médicos. Embora saibamos que há uma diminuição na atividade das projeções dopaminérgicas para os lobos frontais cerebrais, ainda há muito o que descobrir sobre a doença. No momento, temos facilidade em detectar os casos extremos, mas o limite entre o normal e o patológico está longe de ser bem compreendido.
As medicações usadas podem causar dependência química e psíquica, por isso devem ser prescrita de modo criterioso. Já a falta de tratamento pode diminuir as chances da criança concluir os estudos e até estar mais predisposta a drogadição.
Estamos à disposição dos interessados em saber mais sobre a doença.

Amnésia e Lapsos de Memória - pergunta do(a) leitor(a)

Obrigada por colocar seus saberes à disposição. Uma pergunta sempre me intriga: as amnésias temporárias, os lapsos da memória recente e a predominância de lembranças muito remotas e até mesmo desconhecidas são neurológicos?

Atualmente consideramos a existência de vários tipo de memória, tais como a procedimental, a memória de fixação, a memória de evocação e a memória tardia.
Há muitas doenças que comprometem predominantemente um ou outro tipo de memória.
No Alzheimer existe o que chamamos de um comprometimento escalonado da memória. Isso quer dizer que a pessoa doente vai perdendo as memórias mais recentes e, progressivamente as mais antigas, até as bem remotas.
Os problemas de memória precisam ser avaliados por neurologista com prática nessa área cognitiva.

Questões sobre o cérebro, a mente ou a alma? Vamos conversar!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Mente e o Cérebro - pergunta do(a) leitor(a)

Roger, uma pergunta tem me intrigado: as reações do cérebro (químicas, elétricas etc) são CAUSAS dos pensamentos ou, ao contrário, são MANIFESTAÇÕES DECORRENTES do pensamento?A ciência neurológica pode ajudar nisso? Thomé/CTBA

Do ponto de vista da neurociência, os pensamentos e demais funções da mente são apenas produto das interações entre os neurônios.
Para que você tenha uma idéia, são mais de 100 bilhões de neurônios em um único cérebro. Cada neurônio pode ter conexão com mais de 10.000 outros neurônios, por meio das sinapses. Dessa forma, o número de combinações possíveis de conexões no sistema nervoso central é considerado maior do que o número de partículas existentes no universo!
Há teorias que acham que tudo é cérebro e que a mente é um criação cultural fundamentada na experiência subjetiva. Searle é um dos que advoga que o problema mente-cérebro não existe, é um artefato.
Outros acreditam que a mente é mais complexa do que o cérebro, mas interligada a ele. Essas teorias são formas moderadas de dualismo, conhecidas como emergentismo e epifenomenalismo.
Enfim, a questão não é resolvida e se desdobra em muitas outras bastante técnicas, na filosofia da mente e do conhecimento.
Espero ter sido o mais claro possível, mas não há como evitar certos termos técnicos ao tratar este tema.

Um abraço e obrigado pela pergunta.

Questões sobre o cérebro, a mente ou a alma? Vamos conversar!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Doença, dor e sofrimento

Eu tinha 16 anos quando entrei na faculdade de medicina. O ano era 1985 e por causa daquele vestibular em Londrina acabei tendo que conviver diuturnamente com o sofrimento, a doença e a morte desde então.
Não há nada mais acachapante para quem tem alguma inclinação para a espiritualidade ou para uma reflexão existencial do que esse contato íntimo com as vicissitudes humanas. Somente talvez a convivência com flagelos maiores, que ultrapassam o âmbito do indivíduo e sua família, pode ser mais gritante do que a vida dentro de um hospital. Estou pensando nas guerras, na fome que assola as populações africanas, nos campos de refugiados, nos guetos do nazismo e em coisas odiosas como o apartheid. Para essas não tenho grandeza de espírito necessária. Admiro quem dedica sua vida ao combate direto, in loco, a esses males.
De qualquer modo, a percepção imediata do sofrimento dos outros funciona como um balde de água fria sobre qualquer sonho de mundo feliz que um adolescente, como eu era ao percorrer pela primeira vez os corredores da sala de anatomia, possa alimentar. Apesar disso, entre optar por uma atitude fria e cínica diante da dor ou procurar desenvolver algum nível de contato com o sujeito que sofre; acabei escolhendo o segundo caminho.
Depois de tanto tempo debruçado sobre a literatura médica, conclui que por mais que estude sempre fica algo faltando. No máximo, quando alcanço o estado da arte em alguma moléstia específica, o que acontece é que compartilho a ignorância dos maiores cientistas do mundo. No quesito resolução de sofrimento, a medicina deixa ainda muito a desejar.
Por incrível que pareça, também não há resposta satisfatória na religião. Criam-se justificativas, promessas e apoio espiritual por meio de crenças em compensações posteriores, mas o sofrimento do aqui e agora permanece. Se houvesse um exorcismo realmente eficaz, por padre, pastor ou ministro - algo que realmente extirpasse a doença, os hospitais estariam com seus dias contados. Do mesmo modo, não há atos mágicos, manipulação de Chi ou meditação que repare algo concreto como um fígado cirrótico. Se é falta de merecimento, havemos de perguntar o que merecem então os doentes.
Ciência e religião podem nos ensinar a encontrar saúde no corpo, na mente e no espírito, mas apenas ANTES da patologia se apresentar. Certamente há curas milagrosas reinvidicadas pelas duas artes, mas são assim, milagres em condição de exceção, como são todos os milagres.
No final das contas, fazendo tudo ao alcance dos conhecimentos disponíveis oriundos de qualquer lado, o que sobra diante de nós é a dor e o sofrimento do ser humano vivo e físico, como nós mesmos. E para isso só há um remédio, aquele que está justamente no plano humano da existência. Para esse sofrimento, a cura é a compaixão, a solidariedade, a empatia possível apenas pelo contato caloroso de alguém que se identifique realmente com o outro.
É verdade que os médicos carregam sobre os ombros o peso da responsabilidade do diagnóstico correto, da prescrição inequívoca e da cirurgia precisa. Até mesmo nos cabe a função de dizer que chegou a hora de parar e deixar a vida atingir seu fim irrevogável. Mas penso que o médico(incluindo a mim mesmo) ainda está distante do nível de humanidade necessário para o tratamento do sofrimento. Vejo, por exemplo, que não teria o desapego de enfermeiras ou fisioterapeutas que lidam diariamente com as excreções normais e patológicas, dando banho, trocando ou aspirando os pacientes.
A doença é, certamente, um negócio para os profissionais da saúde, mas alguns acrescentam de si a compaixão que entregam graciosamente e então demonstram seu valor como pessoas. São poucos, mesmo porque tal dedicação é dura, dolorosa em si e até incompatível com a luta pela sobrevivência e com a pressa, sua filha dileta.
A espiritualidade e a inquisição interior dos motivos da vida e seus percalços são suportes fundamentais para organizarmos uma postura própria diante dos problemas. O conhecimento de tecnologias científicas e espirituais são ferramentas a serem adquiridas para o trabalho. Uma vez feito isso, é hora de partir para o campo real da batalha diária e procurar, sinceramente, fazer o melhor para o outro.