quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Mente e o Cérebro - pergunta do(a) leitor(a)

Roger, uma pergunta tem me intrigado: as reações do cérebro (químicas, elétricas etc) são CAUSAS dos pensamentos ou, ao contrário, são MANIFESTAÇÕES DECORRENTES do pensamento?A ciência neurológica pode ajudar nisso? Thomé/CTBA

Do ponto de vista da neurociência, os pensamentos e demais funções da mente são apenas produto das interações entre os neurônios.
Para que você tenha uma idéia, são mais de 100 bilhões de neurônios em um único cérebro. Cada neurônio pode ter conexão com mais de 10.000 outros neurônios, por meio das sinapses. Dessa forma, o número de combinações possíveis de conexões no sistema nervoso central é considerado maior do que o número de partículas existentes no universo!
Há teorias que acham que tudo é cérebro e que a mente é um criação cultural fundamentada na experiência subjetiva. Searle é um dos que advoga que o problema mente-cérebro não existe, é um artefato.
Outros acreditam que a mente é mais complexa do que o cérebro, mas interligada a ele. Essas teorias são formas moderadas de dualismo, conhecidas como emergentismo e epifenomenalismo.
Enfim, a questão não é resolvida e se desdobra em muitas outras bastante técnicas, na filosofia da mente e do conhecimento.
Espero ter sido o mais claro possível, mas não há como evitar certos termos técnicos ao tratar este tema.

Um abraço e obrigado pela pergunta.

Questões sobre o cérebro, a mente ou a alma? Vamos conversar!

Nenhum comentário: