segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Efeitos do tabaco e da maconha no cérebro

Em termos da medicina, drogas como o tabaco e a maconha são prejudiciais ou não ao cérebro? @moisesbasiliol
O tabaco e a maconha podem ser ambos nocivos ao funcionamento do cérebro, mas por mecanismos diferentes um do outro.
A maconha (Cannabis sativa) tem como principal princípio ativo o Tetra-Hidrocanabinol - o THC. Existem receptores nos neurônios espalhados pelo sistema nervoso central, específicos para esse composto e para os demais endocanabinóides. Os receptores tipo CB1 promovem a liberação de GABA(acido gama-aminobutírico) nas áreas da memória como hipocampo, amigdala e córtex cerebral. O resultado é uma lentificação do pensamento e comprometimento da memória. Crianças expostas à droga ainda no útero da mãe têm menor desenvolvimento intelectual em termos de atenção, linguagem e aprendizado.
A "química" da maconha permanece por semanas no corpo, mesmo depois da interrupção do uso.
Já o tabaco tende a agir mais lentamente, por via indireta. Como é responsável por doenças nos vasos sanguíneos de pequeno calibre, seu consumo por décadas pode comprometer a irrigação cerebral, causando microinfartos ou predispondo a grandes acidentes vasculares cerebrais.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A transcendência e o si-mesmo. Pergunta dos leitores

Transcender a si-mesmo,é ir em busca de uma essência individual ou este movimento é coletivo?Se encontramos na essência um vazio, que não dá para ser nomeado, mas dá pra ser sentido,posso pensar então que: a ilusão se mantém pelos Pensamentos?
Transcender a si mesmo é diferente de transcender a si-mesmo. O si-mesmo, se pensarmos em termos junguianos, é já uma realização da personalidade integrada que não tem o que transcender porque reuniu tudo de modo harmônico.
Ultrapassar a si mesmo, por outro lado, significa derrubar as fronteiras do próprio ser para habitar o domínio do não-eu, exatamente onde encontramos "o outro". Significa ampliar a própria consciência, repensando o papel central que tínhamos atribuído ao nosso ego até aquele momento.
Quem quer transcender a si mesmo, deve libertar-se de si para se reunir com os outros em irmandade, compaixão e amor.

Teorias de Personalidade e Freud -- pergunta dos leitores

Caro Dr Roger qual a tua relação com o mestre Freud?
Acho que Freud foi um dos grandes teóricos da estrutura da personalidade, mas não definitivo. Certamente suas idéias de libido, Id, pulsão e recalque parecem funcionar bem, em termos de aplicabilidade prática. O mesmo acontece com a idéia de ego e superego.
Todavia, ainda que encontremos uma coerência interna apreciável, existem outras teorias que respondem igualmente bem às questóes da personalidade, a partir de outros conceitos. Um exemplo é a psicologia do desenvolvimento histórico-cultural de Lev S. Vygotsky.
O método da psicanálise freudiana é longo, mas bastante interessante ao utilizar mecanismos de frustração para produzir uma regressão terapêutica e depois iniciar o processo de reconstrução. O problema é que as defesas do ego e as resistências são grandes e muitos pacientes abandonam antes de atingirem os resultados possíveis.
No final, eu gosto de Freud, Vygotsky, Jung, Skinner e outros, pois vejo que cada um contribui significativamente para a compreensão do nosso modo de ser e de agir.
obrigado pela pergunta!