sábado, 13 de fevereiro de 2010

Transtorno bipolar: o desafio diagnóstico. Pergunta dos leitores

Ei moço, gosto muito de vir aqui dar uma bisbilhotada.Gostaria de saber como o transtorno bipolar é diagnosticado.Se há cura e qual o melhor tratamento.É natural que quem tenha esse transtorno ñ saiba que tem?Beijão pra vc e obrigada pela atenção.
O transtorno bipolar, antigamente conhecido como psicose maníaco-depressiva, é diagnosticado com base na entrevista médica. Não é muito fácil fazer o diagnóstico, especialmente no começo, quando as alterações de humor são consideradas como eventos separados.
O importante é que são mudanças severas no tom emocional da pessoa, diferentes das variações de humor que normalmente temos. Nos períodos de depressão o paciente fica realmente deprimido, afastando-se do convívio social e até comprometendo seu lado profissional. Já nos momentos de mania ou hipomania é capaz de fazer coisas despropositais como comprar 50 pares de sapatos para o filho de 1 ano de idade, vender as propriedades da família imaginando fazer um ótimo negócio ou manifestar compulsões sexuais insaciáveis.
Os comportamentos gerados nesses períodos dão indícios da gravidade do humor envolvido e da necessidade de procurar um especialista. Existem medicações apropriadas para o controle dessa condição médica.
Mas nem sempre é fácil o paciente perceber que há algo errado, ainda mais se for adolescente. Por isso, o olhar atento da família e a abertura para conversar são fundamentais.

Nenhum comentário: