domingo, 14 de fevereiro de 2010

Teorias de Personalidade e Freud -- pergunta dos leitores

Caro Dr Roger qual a tua relação com o mestre Freud?
Acho que Freud foi um dos grandes teóricos da estrutura da personalidade, mas não definitivo. Certamente suas idéias de libido, Id, pulsão e recalque parecem funcionar bem, em termos de aplicabilidade prática. O mesmo acontece com a idéia de ego e superego.
Todavia, ainda que encontremos uma coerência interna apreciável, existem outras teorias que respondem igualmente bem às questóes da personalidade, a partir de outros conceitos. Um exemplo é a psicologia do desenvolvimento histórico-cultural de Lev S. Vygotsky.
O método da psicanálise freudiana é longo, mas bastante interessante ao utilizar mecanismos de frustração para produzir uma regressão terapêutica e depois iniciar o processo de reconstrução. O problema é que as defesas do ego e as resistências são grandes e muitos pacientes abandonam antes de atingirem os resultados possíveis.
No final, eu gosto de Freud, Vygotsky, Jung, Skinner e outros, pois vejo que cada um contribui significativamente para a compreensão do nosso modo de ser e de agir.
obrigado pela pergunta!

Nenhum comentário: