terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Aumentando a saúde, evitamos as doenças

Não sei se é verdade ou mito, mas dizem que os chineses antigos pagavam periodicamente seus médicos para que mantivessem sua saúde. E paravam de pagar se ficavam doentes. A função do médico era evitar que seus clientes ficassem doentes. A medicina preventiva era muito mais valorizada que a curativa, exatamento o contrário do que acontece hoje. Mas se, por um lado, a tecnologia empurrou a medicina para uma atitude reativa diante da doença; de outro, aumentou também a possibilidade de mantermos mais saúde seguindo informações acessíveis a todos.

A idéia dos povos do Extremo Oriente era de que um desequilíbrio energético sempre precedia a manifestação de uma patologia física. Tal alteração era passível de detecção ou tratamento por um bom curador, antes da doença se consolidar. No caso da medicina chinesa, bastava ao médico palpar os pulsos e ver a língua do paciente para reconhecer qual dos 12 meridianos pares ou dos 2 ímpares apresentava um bloqueio energético e, assim, o tratamento era realizado. Por meio da fitoterapia, da acupuntura, da moxa e dieta os terapeutas ajudavam o paciente a restabelecer seu Chi e, com isso, voltar a ter harmonia interna e externa.
É certo que atualmente não temos essa capacidade quase sobrenatural de detectar as alterações das energias sutis. Na verdade, os ocidentais nem acreditam muito nesse tipo de conceito. Todavia, ninguém fica espantado se dissermos que antes de aparecer uma úlcera gástrica, deve ter acontecido um desequilíbrio na função da produção de ácidos no estômago e que teria sido possível tratar a úlcera mesmo antes dela se manifestar, caso soubéssemos da hiperacidez.
O problema que queremos destacar é que apesar de sabermos das nossas doenças antes delas aparecerem, optamos por ficar alienados, ignorando os sinais que nosso organismo fornece.
Podemos compreender um pouco mais sobre a saúde se entendermos como nosso corpo mantém o equilíbrio, assimilando variações do meio interno ou externo enquanto permanece dentro de uma faixa de normalidade.
Uma das características fundamentais desse organismo altamente complexo e evoluído que temos é a homeostasia - a capacidade que o corpo tem de se recuperar de estados de desequilíbrio e voltar ao seu estado normal, atuando dentro de uma faixa de segurança.
Um exemplo de mecanismo homeostático é o controle da temperatura. Nosso sistema corpóreo consegue se manter facilmente por volta de 36 a 37 graus Celsius, mesmo que estejamos em ambientes que variem de 10 a 45 graus. Se está calor, suamos para resfriar; se está frio, trememos para aquecer.
A doença é a decorrência daquela situação extrema que ultrapassa os limites da capacidade de auto-regulação do corpo físico. Uma vez rompida essa barreira da saúde, o estado doentio se instala de modo progressivo até a deterioração completa do organismo ou morte. Eventualmente, novos estados de equilíbrio precário são alcançados, mas isso não impede o avanço de doenças como o diabetes ou a hipertensão arterial.
Se tivermos a capacidade de nos manter atentos aos nossos estados mais sutis, seja em nível mental, emocional ou físico, poderemos antecipar as situações que podem colocar em risco nossa saúde. Além disso, todos temos à disposição uma grande quantidade de informações que podem nos ajudar a encontrar mais saúde e alcançar maior longevidade.
Podemos adotar uma alimentação mais saudável para nós e para o planeta diminuindo o consumo de carnes e preferindo os pescados. Também melhoramos nossa saúde evitando os carboidratos simples como o açucar e as gorduras que aumentam o colesterol. A atividade física regular, a abstenção de fumo e dos excessos de álcool também favorecem maior saúde.
Pense como você quer estar, fisicamente, daqui a 5 ou 10 anos. Analise o quanto sua vida pode ser preciosa para seus filhos, amigos e companheiro(a) e como eles querem vê-lo(a) também no futuro. A alternativa para viver "dez anos a mil" não é viver "mil anos a dez". Com sabedoria é possível encontrar equilíbrio para viver uma vida significativa e longa ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: